Sobre a Pesquisa

A pesquisa intitulada “ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Diálogo sobre as bases conceituais e legislações da Educação Profissional e Tecnológica”, sob a responsabilidade do pesquisador PAULO ROBERTO ARCE NICOLAU, discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Manaus Centro, sob a orientação do Profa. Dra. ANA CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA, teve por objetivo analisar como o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica - EPT, pode viabilizar o caminho para a Formação Humana Integral e se o desconhecimento das bases conceituais e legislações, pelo discente, pode ser considerado fato gerador da inviabilização da desse percurso, elucidando a significação que os mesmos vêm dando a essas bases conceituais e legislações, em consonância com as suas ações cotidianas.

A princípio, vejamos quais as questões norteadoras da pesquisa em comento: (a) se há possibilidade de utilização do ensino médio integrado como caminho para a formação humana integral, permitindo, por conseguinte, o gradual rompimento do dualismo de classes; e (b) se o desconhecimento - pelo discente - das bases conceituais e legislações, pode ser considerado fato gerador da inviabilização da materialização da formação humana integral por meio do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica.

Como objetivo geral, buscou analisar como a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, pode viabilizar o caminho para a Formação Humana Integral e se o desconhecimento das bases conceituais e legislações, pelo discente, pode ser considerado fato gerador da inviabilização da desse caminho, elucidando a significação que os mesmos vêm dando a essas bases conceituais e legislações, em consonância com as suas ações cotidianas.

Os procedimentos utilizados na pesquisa foram, no que tange à coleta de dados, a aplicação de questionários, precedidas da realização de uma exposição sobre assuntos relacionados a temática da pesquisa, objetivando proporcionar esclarecimentos gerais sobre o estudo em questão, com posterior entrelaçamento no tratamento dos dados em consonância com a análise documental.

Os participantes foram informados sobre a voluntariedade da participação, dos riscos e e medidas inerentes à sua redução e possível compensação, bem como sobre o potencial benefício da pesquisa, que visava elaborar um documento destinado a instruir os discentes ingressos acerca das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e das legislações, como forma de permitir que os alunos possam compreender precocemente o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, a partir da perspectiva de uma Formação Humana Integral.

O material impresso que se pretende produzir, caso comprovada sua necessidade por meio da pesquisa, será disponibilizado gratuita e preferencialmente para todos os discentes ingressos do EMI à EPT ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM, Campus Manaus Centro – CMC, bem como aos participantes da presente pesquisa.